sábado, 21 de dezembro de 2013

Dúvidas sobre Implantes Dentários ?!


Uma das alternativas para solucionar problemas com o dente é a realização de um implante dentário, mas segundo especialistas, ainda existem muitas dúvidas sobre o processo

Um dente com fratura ou com uma cárie extensa, que necessita ser extraído, pode se transformar, muitas vezes, em uma grande dor de cabeça. Uma das alternativas para solucionar o problema é o implante dentário. Mas entre os conselhos de amigos e das propagandas, que indicam esse tipo de tratamento, ainda existem muitas dúvidas. E para tentar esclarecer questões a respeito do tema O FLUMINENSE entrevistou Márcio Ramo, dentista especialista em implante e proprietário da rede de clínicas Implante Rio.
Como é feito o implante dental? 
Os implantes dentários são feitos de titânio, que é um metal que tem total compatibilidade com o nosso organismo e que substituem as raízes dentárias perdidas. E são inseridos na cavidade bucal através de um procedimento cirúrgico, onde o profissional tem o dever de executar um planejamento criterioso, observando através de um  exame clínico e de imagens (radiográfico e tomográfico) se as condições para a instalação dos implantes são favoráveis.
Quais são as vantagens deste método? 
Os implantes dentários permitem aos pacientes usarem próteses dentárias sobre os implantes, ou seja, dentes artificiais com condições mastigatórias (funcionais) e estéticas mais semelhantes aos nossos dentes naturais.
Como é feita a escolha da tonalidade da prótese, para que o sorriso não fique artificial?
A cor dos dentes da prótese deverá ser selecionada baseada na cor dos dentes naturais remanescentes. Em situações, onde não temos as referências da cor dos dentes remanescentes, devemos selecionar a cor dos dentes seguindo os requisitos: desejo estético do próprio paciente, idade e cor da pele. Para se executar esta seleção de cor, usamos uma escala de cor própria para esta finalidade.
O paciente que usou dentaduras por muitos anos, pode se submeter a este tipo de tratamento? 
Sim. Desde que faça uma avaliação clínica e radiográfica criteriosa, pois quanto mais tempo o paciente fica sem os dentes, maior é a perda de osso para ancorar o implante. Se o paciente não tiver osso suficiente para a instalação do implante, é necessário ser executado uma cirurgia de enxerto ósseo e depois ser feita a colocação dos implantes.
Este é um tipo de tratamento indicado para idosos ou o sacrifício é grande para a idade? 
Os implantes são indicados para pacientes idosos, desde que o estado de saúde geral esteja bom. Por isso pedimos exames laboratoriais para avaliarmos a condição de saúde geral dos nossos pacientes.
Que tipos de alimento são indicados para o pós-operatório? Depois de quanto tempo a alimentação volta ao normal?
Alimentação líquida e pastosa é indicada logo após a cirurgia. O paciente não poderá exercer nenhuma força de pressão sobre o implante até que se una com o osso (osseointegração). No caso de implante na arcada superior, o tempo de osseointegração é de 6 meses e na arcada inferior de 3 meses, após este período, o hábito alimentar retorna à normalidade.

O FLUMINENSE - www.ofluminense.com.br

0 comentários :

Postar um comentário